Mulan
Mulan
-Tainá Maia
Hua Mulan (Fa Mulan, em cantonês), porém, não é uma criação do estúdio de animação e certamente não inspirou homens e mulheres somente a partir dos anos 1990. A história da heroína é lendária da China.
A Balada de "Mulan”, narra a jornada de uma jovem que, sem o conhecimento da família, se disfarça de homem e se alista no exército no lugar do seu pai, como na animação. Porém, a história original conta que Mulan viveu mais de dez anos em meio a batalhas, sendo nomeada general e recebendo, inclusive, a oferta do Khan para se tornar um ministro. Sim, a guerreira consegue manter seu disfarce por todo esse tempo e volta para casa com grande reconhecimento. Quando chega à sua cidade natal e se veste com trajes femininos, ela surpreende seus camaradas, que ainda pensavam admirar um homem como eles.
Lenda da mulher corajosa que vai para a guerra para poupar seu pai sobreviveu durante séculos no imaginário do povo chinês. Primeiro, enquanto história oral, como uma esperança e um incentivo para os soldados do Império, que enfrentaram tantas guerras durante séculos.
Nas músicas, fala-se muito sobre o papel social esperado de cada gênero (“Você vai nos honrar” e “Homem Ser”) e sobre como a heroína não consegue se reconhecer na figura da mulher casada e submissa (“Imagem”), uma discussão que ganhou força no século XX. Mesmo com as mudanças na narrativa para se adequar à época, a jornada de superação da personagem animada manteve o espírito da lendária figura chinesa, tornando-se símbolo da força da mulher, que enfrenta as adversidades e faz a diferença. Não à toa, no Brasil, “Homem Ser” é cantada por muitas mulheres, até hoje, como “Vou Vencer”.
Comentários
Postar um comentário