Rapunzel

Rapunzel

-Jenifer Sampaio


A princesa da disney que mais me representa é Rapunzel, mas não a antiga, em que consiste em um conto de fadas clássico, bastante popula. Eu gosto da configuração dela no filme Enrolados, adaptação da disney da famosa história da jovem com cabelos quilométricos que vive presa em uma torre.

Em Enrolados a base é mantida, mas o contexto e certas características da protagonista são modificados. No filme Rapunzel possui dons mágicos, e um perfil que em muito lembra as adolescentes de hoje, assim me proporcionou a me identificar mais ainda com a personagem. Dentre elas a excitação por viver algo novo,  admiro nela a determinação em seguir seu sonhos e enfrenta os perigos do mundo lá fora, algo que é falado muitas vezes pela mãe, passando por uma certa bipolaridade, presente na divertida cena em que enfim deixa a torre onde viveu por quase toda sua vida, representando um prisão, e então enfim a liberdade, mas ser livre não é tão bonito como se pensa.



Outra questão é a presença de uma forte figura masculina, Flynn Ryder. Ladrão, meio cafajeste e galanteador, Flynn é tudo aquilo que Rapunzel não esperaria de um homem e, pode-se dizer, o oposto do também clássico príncipe encantado. Me identifiquei muito, por conta disso mesmo em que muitos anos vivir em busca de um príncipe encantado, o tão famoso homem em um cavalo branco das historias clássicas, por conta de quando pequena ler, assistir e ouvir muitas delas, algo que foi desconstruído ao decorrer da muinha viva.

Diante deste conjunto, Enrolados consegue entreter e, em certos momentos, encantar usando a velha e boa fórmula Disney de animação. As canções funcionam dentro do contexto da história e também ao ouvido, como a bela "Sua Mãe Sabe Mais", que demostra um situação em majoritariamente os adultos sempre sabe mais, além de renderem momentos divertidos, como a cena musical no bar, mostrando que todos tem independente da sua questão social.

Além de que não podemos esquecer da sua poderosa frigideira. Um objeto tão normal, acabou se tornando uma poderosa arma nas mãos dessa princesinha. Vale notar que Rapunzel usou um dos maiores símbolos da opressão feminina para mostrar sua força. A panela que prende a mulher na cozinha foi usada para protegê-la. Sem contar que essa personagem da Disney aprendeu a lutar, sabia tudo de astronomia, jogava xadrez muito bem e se acabou ao lado de um homem é porque ela sempre quis isso, sua meta era sair da torre e descobrir o mundo, isso ela fez.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bela